sexta-feira, janeiro 06, 2006

Vieram do Oriente

Hoje é um dia muito importante neste país, feriado nacional, comemora-se "Dia de Reis", os reis magos que fazem parte do presépio, que trazem presentes ao menino Jesus (segundo o catolisismo - nao podemos esquecer que a Espanha é um país ultra católico e esta igreja tem muito poder político e ideológico aqui).
Ontem fomos a um pueblo chamado "Torre Galindo" que todos os anos fazem um presépio vivo em que os moradores do lugar participam, vestem-se com roupas típicas de Belém, da época e fazem uma decoraçao característica em todo o pueblo. Os visitantes também paricipam andando por las ruas. Diferente dos presepios do Brasil, a cena principal nao é o nascimento de cristo e sim achegada do reis magos. Estes veem a cavalo e jogam balas. As crianças também esperam com muita ilusao estes personagens pq sao eles os responsáveis pelos presentes recebido no fim do anos, se foram bons meninos ( e nao na vespera do Natal com a presença do estranho "Papai Noel", que aparece encaixado de forma alienada e várias culturas)). Neste lugarejo os pais compram os presentes dos filhos, colocam nome e deixam para os reis magos entregarem .


Eu lembro que em em casa era data de desmontar a árvore e o presépio. Mas no Brasil, em algumas regioes do interior do país, esta data também é comemorada, a "Folia de Reis":

"Folia de Reis ou Reisado é um auto popular que procura rememorar a jornada dos reis Magos, a partir do momento em que eles recebem o aviso do nasciment do Messias, até a hora em que encontram o Deus-menino na lapinha. Fazendo parte, pois, do ciclo natalino, o cortejo de foliões desfila cantando no campo ou pelas ruas da cidades.
A presença dos palhaços tem sido um elemento constante nas Folias. Segundo explicação dos próprios foliões, os mascarados representam o mal, sendo a concretização dos soldados de Herodes ou do próprio demônio. Com essa vinculação ao mal, os palhaços seriam impedidos de tocar a bandeira sagrada da Folia, nunca podendo ficar à sua frente no cortejo. Há outras interdições para os palhaços, como a impossibilidade de se aproximarem do presépio ou, em alguns casos, de só entrarem na casa visitada após os cantos finais, ainda assim retirando as máscaras. "
Minha avó, a Nena, conta que quando marava no sítio esperava todo dia 6 de janeiro os folioes de reis.

Nenhum comentário: