quarta-feira, junho 20, 2007

Pilates

Eu elegi o Pilates como minha atividade física aqui em Salvador.
"Uma revolução no fitness que começou há 80 anos. Pilates é o último nome de Joseph Hubertus Pilates, criador de um sistema alternativo de movimento extremamente benéfico. O sistema de exercícios utiliza princípios específicos para promover o equilíbrio entre corpo e mente, desenvolvendo corpos fortes, alongados e flexíveis. O objetivo maior do Método Pilates é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão de seus corpos. Desse modo, todos poderão usá-los de forma mais eficiente, aprimorando sua performance nas atividades de vida diária e profissional. O resultado: melhoria da qualidade de vida.
"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE". Pilates, 1934.
O sistema criado por Joseph Pilates tem diversas influências, dentre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas. Os seis princípios do sistema são: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento." (site da Psysio Pilates)
Abaixo a Sala da Physio Pilates onde eu faço aula.
Abaixo eu estou fazendo um dos exercícios na bola.

Abaixo eu estou com a Mel, a minha instrutora. Detalhe para a minha cara de sono, faço aula 6:30 da manha."Joseph Hubertus Pilates nasceu perto de Dusseldorf, Alemanha, no ano de 1880.
Por ter sido uma criança asmática e frágil, Pilates trabalhou tanto no seu condicionamento físico que, com 14 anos, já posava para quadros de anatomia. Na adolescência, tornou-se ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e artista de circo. Em 1912, Pilates tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. Em 1914, com a I Guerra Mundial, foi mandado para o exílio em uma ilha da Inglaterra, onde começou a trabalhar com exilados e mutilados. Foi nessa etapa de sua vida que iniciou o uso de molas nas camas de hospital, desenvolvendo um sistema que mais tarde o inspiraria na criação de seus equipamentos. Acredita-se que, por estarem praticando seus exercícios, nenhum dos alunos de Pilates tenha sucumbido à grande epidemia de Influenza que ocorreu nessa época. Após alguns anos, com o fim da guerra, Pilates voltou à Alemanha, onde começou a trabalhar com Rudolf Laban, criador da labanotação e grande estudioso do movimento humano. Nessa mesma época, começou o trabalho com as forças militares alemãs, desistindo posteriormente de continuar com tal prática.Em 1923, Pilates resolveu mudar-se para Nova Iorque, onde abriu seu primeiro estúdio, na oitava avenida, 939. Enquanto pouco se sabe do seu trabalho inicial, foi nos anos 40 que ele atingiu notoriedade entre os dançarinos.Sua lista de clientes incluía dançarinos famosos como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha
Graham, George Balanchine e Jerome Robbins, que propagaram os conceitos da técnica entre seus alunos e bailarinos. A revista Dance, em fevereiro de 1956, declarou: "...praticamente todo dançarino em Nova Iorque e com certeza todos que estudaram na Jacob's Pillow entre 1939 e 1951 se submeteram às instruções de Joe Pilates".Em 1966, Pilates, perde seu estúdio em Nova Iorque em decorrência de um incêndio e no ano seguinte, 1967, aos 87 anos, falece por insuficiência respiratória." (site da Physio Pilates: www.psysiopilates.com)
Abaixo Joseph Hubertus Pilates em seu estúdio (detalhe para as pernas dele)

Um comentário:

Tata disse...

Que bom que elegeu uma atividade física.É sempre bom.