quarta-feira, janeiro 31, 2007

Chapada Diamantina: Pousada Lagoa das Cores

Saimos de Lençóis e seguimos para um outro lada da Chapada. Fomos sem ter um destino muito claro e acabamos no Vale do Capão, no município de Palmeiras. Encontramos esta jóia de pousada e lá nos hospedamos os dois últimos dias de férias. Abaixo vemos além do "sapinho" de óculos na piscina, recepção e a biblioteca da pousada.

Abaixo o nosso quarto. A pousada tinha um "Almazem das Ervas" onde eles fabricam coisas aromáticas, como bonecas e travesseiros com ervas produzidas ali mesmo. Os quartos não tinham números e sim nomes de ervas, o nosso era Capim Santo.

A cena da foto abaixo é real, não é nenhuma montagem. Um banco onde vemos o por do sol diante dos paredões da Chapada. É o mirante da pousada.

Abaixo eu contemplando o por do sol no mirante.
Abaixo uma sauna indígena, também na pousada. Ela é aquecida com pedras quentes, preparadas em uma fogueira, que são colocadas em um buraco no centro da sauna. As pessoas sentam ao redor das pedras e a dona da pousada, quem coordena o ritual, joga chá de salvia com eucalipto. A iluminação é feita com uma vela, se preferie dá para apaga-la. Alguns ficam em silencio, outros conversam e outros cantam mantras. É uma delícia, limpa tudo por dentro. Ela foi inspirada em um ritual dos índios da região que fazem esta sauna parecida com esta e repleta de simbolismo. Os proprietários da pousada participaram do ritual indígena e resolveram adapar a experiencia para oferecer aos hóspedes.

Abaixo o interior da sauna. O caldeirão está cheio de chá para jogar nas pedras.

Depois da sauna tem uma ducha fria e cházinho de capim santo com bom papo debaixo das árvores.





Nenhum comentário: