quarta-feira, janeiro 17, 2007

Chapada Diamantina: primeira idéia

Esta é uma paisagem clássica da Chapada Diamantina (interior da Bahia), os paredões de pedras com os topos mais ou menos planos. Imagino que muitos, como eu antes de estar alí, tem estas imagens como tradução deste ecossistema. Esta é uma vista de cima do "Pai Inácio", um dos paredões. Ele tem fácil acesso, desde a BR 242 tem uma entrada (facinho ve-lo) e desde a sua base são mais ou menos 20min subindo.

Abaixo um outro ângulo.

Ele é bem plano o que proporciona uma vista fantastica dos 360º ao seu redor.

Acima Santi e Manoel, nosso guia, dando um rolê em cima do "Pai Inácio". Bom, deixa eu apresentar o Manoel, peça chave nas nossas trilhas. Ele é de Lençois e conhece muito a região. Além de nos guiar ele apresentou a sua terra com muito encanto. Tivemos aulas práticas de história, geografia, botânica, zoologia, geologia e cultura popular. Amei. Em algumas ocasiões ele também foi nosso fotógrafo. Esta espécie de lagartixa (foto acima) era muito presente nas trilhas (o Manoel me falou um montão de vezes no nome dela, mas eu nao lembro agora mesmo). Enfim, o interessante é que este animalzinho era odiada pelos garimpeiros da região, pois segundo o Manoel, ela nao pode ver um diamantezinho "dando sopa", que ela logo abocanha. Então, os garimpeiros colocavam restos de comida nas proximidades do lugar onde trabalhavam para distrai-la. Eu fiquei com a pergunta, como será que a "madame" digeria a jóia? Aceito idéias.

Nenhum comentário: